Manu Chao: Figurinha da França

  • SumoMe

Manu chao figurinhaNascido em Paris, com pai espanhol, ele já morou na Colômbia e passou tempos viajando pela América Latina até que o resultado disso deu origem ao seu álbum mais famoso, Clandestino (1998). Manu Chao pode ser considerado cidadão do mundo.  Não se considera nacionalista nem regionalista. Aqui, vai para o álbum como figurinha da França.

Além das contundentes posições políticas em suas músicas, o futebol também aparece como inspiração. Há quem diga que sua ascendência espanhola falou mais alto na hora de escolher um clube do coração e ele virou torcedor do Deportivo La Coruña. Porém, há os que atestam que seu coração também já foi tocado pelo colombiano Santa Fé.

Mais fácil é reconhecer seu principal ídolo: Diego Armando Maradona, para quem até música já fez, “La vida tombola”. Manu Chao acredita que o craque argentino foi um dos poucos que teve coragem para criticar o sistema e bater de frente com aqueles que “lhe deram comida” e confirma: “há quem diga que Diego é um deus. Outros dizem que ele é um diabo. Diego é Diego. Como pessoa, tenho grande admiração por ele”.